Alguns alunos da turma 10º H comentam
o filme de animação “Wall-E” lançado em 2008
o filme de animação “Wall-E” lançado em 2008
Produzido em 2008, pela Pixar, “Wall-E” é um filme de animação que continua a dar que falar, principalmente pela sua temática polémica. É bastante simples: Wall-E é um robô programado para limpar a Terra enquanto os humanos estão numa nave espacial a aproveitar as suas férias, longe da poluição e perto da tecnologia.
Se prestarmos atenção, este filme é o primeiro da Pixar que retrata uma realidade próxima, ou seja, o impacto das ações do ser humano e as suas consequências no futuro. Sozinho e rodeado de lixo, Wall-E desenvolve características humanas enquanto estes, dependentes das máquinas e dos robôs, perdem a sua humanidade. Entretanto, uma robô de tecnologia mais avançada, trazida do espaço com um objetivo, faz Wall-E apaixonar-se e embarcam os dois numa aventura que promete emocionar e mudar a forma de pensar dos espetadores.
Considero que este filme apresenta uma crítica social bastante demarcada, não só pela dependência dos humanos face à tecnologia (até nas tarefas mais simples) mas também no excesso de lixo na Terra, acumulado pelos seres humanos ao longo dos anos. Este filme não é recente, já existe há mais de uma década. Logo, este problema não é dos dias de hoje e cada vez mais se agrava. Porém, a amizade entre as duas personagens principais (os robôs) simboliza a esperança perante os acontecimentos vividos durante a história.
Por fim, afirmo que este filme deveria ser mostrado e ensinado nas escolas como lição de moral, de modo a alertar e consciencializar outras pessoas, não só no nosso país, mas também no mundo inteiro.
Inês Ferreira, 10.º H
A Pixar conseguiu exceder as nossas expetativas com o seu filme de animação “Wall-E”, lançado em 2008.
A narrativa do filme alerta-nos para as consequências que o consumismo poderá ter num futuro próximo.
Num primeiro momento, “Wall-E” acompanha a jornada do último robô na Terra – Wall-E. O personagem tem como objetivo principal tratar do lixo deixado para trás, enquanto os humanos foram viver para o espaço.
Este filme é revolucionário, principalmente, pelo uso excecional das sombras, luzes e reflexos nas superfícies e olhos dos personagens. É incrível como a frase de Leonardo da Vinci, “Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”, consegue ser verdadeiramente representada no universo da animação 3D: através das expressões dos personagens conseguimos perceber exatamente a mensagem que tentam passar.
O filme apresenta a nossa sociedade de forma admirável: desde o mais evidente – a poluição – a outros assuntos como o facto de a sociedade considerar o diferente como defeituoso.
“Wall-E” não é apenas um filme visualmente bonito. “Wall-E” também é um filme com valores morais indispensáveis para a nossa aprendizagem. É lamentável saber que tal obra de arte não recebe o seu devido mérito.
Madalena Pereira, 10,º H
Sem comentários:
Enviar um comentário